Nicolau Copérnico


Em 19 de fevereiro de 1473, na cidade de Torun, nascia um fantástico astrônomo, Nicolau Copérnico. Desde novo, era encantado pelo cosmo e pela matemática. Aos 11 anos foi morar com o tio, pois havia acabado de perder o pai. Copérnico cursou medicina e assumiu o cargo de cónego na Igreja Católica, graças a seu tio, que era um bispo.
Nicolau Copérnico
Apesar de ser um membro da Igreja, ele foi impulsionado pela sua adoração ao universo e construiu alguns instrumentos para estudar o céu. Munido de sua habilidade com números, Copérnico criou alguns cálculos, obtendo muitas informações sobre as órbitas dos planetas do sistema solar, desde Mercúrio até  Saturno (Urano e Netuno ainda não haviam sido descobertos).
Assim Copérnico dá a vida para o modelo Heliocêntrico, no qual a Terra não é mais o centro do universo, mas ela e os outros planetas giram em torno do Sol. Porém, assim como ele prova a sua teoria sua vida muda; como era membro da igreja, Copérnico sabia o que poderia acontecer se alguém discorda-se da teoria Geocêntrica. Isso era no ano de 1510.
Copérnico foi envelhecendo, mas ainda não havia publicado seu estudo. Até que perto do ano de sua morte, foi muito pressionado por seus amigos e por seu discípulo, Rethicus, a expor seus escritos ao mundo. Ele cedeu, pedindo a Rethicus que as levem para serem publicadas.
Porém, chegando a Numberg, onde os manuscritos iriam ser impressos, Rethicus precisou fugir ás pressas, já que havia sido acusado de ser homossexual, deixando os manuscritos com Osiander, um membro da Igreja Luterana e defensor do Geocentrismo. Osiander, lendo a obra de Copérnico, escreveu um prefácio dizendo que aquelas ideias não passavam de mera ficção, acrescentando o nome de Copérnico ao documento.
Muito enfraquecido, Nicolau Copérnico morreu em 1ikco543, na cidade de Frauenburgo. Porém, um mês antes de sua morte, já na cama, ele recebeu a notícia da traição que haviam cometido contra ele. Copérnico pode ser considero o pai da astronomia moderna, já que ele, com suas ideias heliocêntricas, inspirou muitos jovens a descobrirem a verdade sobre o cosmos.


Leia mais em http://misteriosdomundo.com/importantes-pensadores-copernico#ixzz2PMaW1TS4
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Ensino Médio Integral - EJORB 2018

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014