Galileu Galilei


Nascido em Pisa, no ano de 1564, Galileu Galilei foi um importante físico, astrônomo, matemático e filósofo italiano. Foi um dos fundadores da chamada revolução científica. Embora tenha tido 3 filhos, Galileu nunca se casou e passou a maior parte de sua vida em Pisa e Florença.
Galileu Galilei
Sua importância para a física foi principalmente na mecânica. Estudando um pêndulo, ele descobriu o movimento uniformemente variado, além do princípio da inércia e o conceito inercial - fundamentos da física atual.
Podemos dizer que Galileu revolucionou a astronomia, primeiramente ao desenvolver melhores instrumentos de observação, como telescópios. O astrônomo também desenvolveu a balança hidroestática, um compasso para medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e um relógio de pêndulo. Com a ajuda de seus inventos, Galileu descobriu as manchas solares, as montanhas na lua, os anéis de Saturno, algumas estrelas da Via Láctea, e muitas coisas sobre o nosso sistema solar. Essas descobertas tiveram uma grande importância para a revolução científica, já que por sua vez, provavam a teoria do heliocentrismo.

Porém, talvez a maior contribuição de Galileu foi na revolução do “método científico”, que consistia em observar e criar leis sobre tal coisa, e suas etapas eram:
  1. Observação dos fenômenos;
  2. Análise da parte, estabelecendo relações quantitativas;
  3. Indução de hipótese;
  4. Verificação (experimentação);
  5. Generalização dos resultados;
  6. Confirmação das hipóteses;
  7. Estabelecimento de leis gerais.
Porém, a vida de Galileu não foi fácil. Ele teve diversos embates com a Igreja Cristã. No meio de sua vida, Galileu foi falar com o papa  Urbano VIII, pedindo que ele revogasse a lei que ia contra o heliocentrismo, porém o papa não o fez, mas disse para Galileu para escrever um livro, onde ele defendesse igualmente as opiniões sobre o geo- e o heliocentrismo. Então ele escreveu o Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo, onde haviam três personagens, um que concordava com o heliocentrismo, outro que concordava com o geocentrismo, mas que era meio “tonto” e outro que concordava com o primeiro.
Assim que Galileu levou sua obra ao papa ele foi condenado por heresia, e foi para o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição), onde, por troca de sua morte ele revoga sua teoria heliocêntrica. No entanto, ele foi condenado ao confinamento e seus livros foram para o Index, isto é, uma lista de livros proibidos pela Igreja. E assim passou o resto de seus dias na Holanda, onde escreveu mais alguns livros e algumas observações até 1642, onde morreu cercado por seus filhos e amigos.
Galileu Galilei
O que se pode dizer certamente sobre Galileu é que ele é uma figura extremamente importante na história da ciência, que inspirou muitos outros com suas obras. Galileu fez a base daquilo que nós conhecemos hoje de física e astronomia. E assim ele pode ser chamado de “pai da ciência moderna”Leia mais em
http://misteriosdomundo.com/importantes-pensadores-galileu-galilei#ixzz2PMbdWSqx
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...