Kepler



Fonte: misteriosdomundo.com
Nascido em 1571, na cidade de Weil der Stadt, Johannes Kepler foi um importante astrônomo, astrólogo e matemático alemão. Assim como Copérnico e Galileu, foi um dos criadores da chamada “Revolução Científica”, que é, basicamente, o início da ciência moderna.
Kepler
Desde pequeno, Kepler foi apaixonado pelo cosmo, e isso começou quando ele viu um cometa e um eclipse lunar, o inspirando a estudar astronomia e matemática. Desenvolveu uma grande habilidade em cálculos, até ser chamado para ensinar matemática em uma universidade, local onde conheceu e adotou a teoria heliocêntrica proposta por Copérnico.
Kepler seguiu o Protestantismo, o que resultou-lhe em muitas perseguições da Igreja Católica. Até que um dia, a Universidade onde ele era professor foi fechada e ele foi expulso da cidade. Tycho Brahe, um notório astrônomo da época o chamou para ir para sua casa em Praga, onde ele realizava medições sobre as órbitas dos planetas. E assim Kepler começou a estudar as posições planetárias. Tycho morreu em 1601, deixando-o um magnífico acervo de observações astronômicas.
Tycho Brahe
Durante toda sua vida, Kepler sempre tentava estudar os céus, inventando uma versão melhorada do telescópio de Galileu. Junto com sua habilidade em contas e as medições de Tycho Brahe, elabororou as Leis de Kepler, que são três importantes leis astronômicas que descrevem a órbita dos planetas. São elas:
  1. Os planetas descrevem órbitas elípticas, com o sol num dos focos
  2. O raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve áreas iguais em tempos iguais. (lei das áreas)
  3. Os quadrados dos períodos de revolução (T) são proporcionais aos cubos das distâncias médias (a) do Sol aos planetas
Ainda, usando as medições de Tycho Brahe, Kepler descreveu a órbita da Terra utilizando dados onde mostravam as posições da Terra após cada movimento de Marte. Ele a descreveu como um círculo, porém, com o sol um pouco afastado do centro. Kepler, depois de muitas tentativas, conseguiu descrever a órbita de Marte, como sendo elíptica.
Sistema solar
Kepler também colaborou para a diferenciação dos termos “astronomia” e “astrologia”. Até aquela época, todos os astrônomos eram astrólogos, porém, em uma de suas obras ele faz a transcrição da superstição e da ciência.
Junto com Copérnico e Galieleu, podemos dizer que Kepler fechou um magnífico trio de cientistas que revolucionaram o mundo, assim criando a ciênciamoderna. Kepler morreu em 1630 na cidade de Ratisbona, deixando um grande legado científico, que é lembrado até os dias de hoje.


Leia mais em http://misteriosdomundo.com/importantes-pensadores-kepler#ixzz2PMWzqzTz
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Ensino Médio Integral - EJORB 2018

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014