NOVO ENSINO MÉDIO III




    






GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
DIRETORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

CARDÁPIO DE DISCIPLINAS ELETIVAS

  • A Diversidade Cultural Afro-Brasileira  (História e Português/Literatura)
Ementa: A temática pretende refletir sobre as matrizes africanas e indígenas e sua relação com a construção da cidadania dos brasileiros. Debate a questão da memória e cultura afro-brasileira e indígena e aborda as lutas contemporâneas e as políticas de ação afirmativa. Discute as relações étnico-raciais e seus desdobramentos na sociedade. Reflete criticamente o foco etnocêntrico marcadamente de viés europeu presente na sociedade e busca sua ampliação reconhecendo a diversidade cultural, racial, econômica e social brasileira. Atividade de pesquisa no Museu Afro Brasil no município de São Paulo.

  • Faz de conta que acontece! Cinema, Sociedade e Cidadania (História e Arte)
Ementa: O cinema é reconhecidamente um dos mais poderosos meios de comunicação de massa do século XX. Os filmes são fontes de conhecimento e se propõem, de certa forma, “reconstruir a realidade”, viagens por mundo desconhecidos. A linguagem cinematográfica permite que ocorra a relação entre os filmes e o imaginário social possibilitando a promoção e contemplação de valores éticos e cidadãos a partir do ponto de vista político e estético. A temática tem como objetivo promover e utilizar as produções cinematográficas como instrumento de ressignificação e reconstrução da realidade dando sentido, por meio da experiência estética, a temas e situações representativas de conflitos, tensões e sentimentos próprios do cotidiano promovendo debates, reflexão e, consequentemente, desestabilizando dogmas e ideologias propondo novos paradigmas de leitura e interpretação do mundo. 
  
  • Na cadência da Capoeira – Corpo, Expressão e Liberdade (Biologia e Educação Física)
Ementa: A capoeira tem nas suas interfaces a cultura, o jogo, a dança, a luta, a música, a roda como espaço de convivência e participação. Respeito e solidariedade são elementos indispensáveis para o jogo da capoeira. A capoeira representa uma expressão corporal, na qual o corpo, sente-pensa, age-interage, dialoga e se movimenta na direção do outro e para o outro, onde a cidadania acontece no corpo e pelo corpo. Na roda da capoeira, o corpo se expressa, se liberta, é o protagonista do seu momento/movimento, busca o prazer e a alegria como forma de criticar a lógica na qual o corpo é objeto de produção/consumo. A temática quer, portanto, valorizar a dimensão poética e política da vida, por meio do corpo/movimento, do lúdico, do jogo, da cultura, enfim, da roda como expressão-espaço de contestação e luta, mas ao mesmo tempo uma homenagem à vida e a um jeito mais brasileiro de ser.

  • Por Veredas Fascinantes! Formação do Povo Brasileiro e sua Cidadania (História e Arte)
Ementa: Apresenta uma breve retrospectiva da história do Brasil desde sua descoberta até nossa formação atual. A história da disputa pela terra, por mão de obra e da exploração dos recursos para sustento dos países europeus. Retoma a importância dos movimentos históricos de resistência do povo brasileiro ao processo exploratório desde o início de sua formação até os dias de hoje. Procura responder a questões comuns, tais como: e se tivéssemos sido colonizados por outros povos? bem como compreender a formação da identidade de nosso povo.

  • Inclusão, diversidade e trabalho (Geografia e Sociologia)
Ementa: O paradigma da inclusão demanda mudanças nas posturas sociais, tendo em vista a inclusão  de minorias, tais como as pessoas com deficiência. A efetivação desse paradigma perpassa pelos aspectos que envolvem as novas demandas para o trabalho, como: diversidade no trabalho, responsabilidade social, equiparação de oportunidades, qualidade de vida e emprego apoiado. Ao trabalhar  com os cotidianos (por meio de seminários e discussões) visa construir uma formação cidadã e crítica do cenário contemporâneo da inclusão no trabalho e do exercício da cidadania. Articula teoria e prática a fim de dialogar com as realidades do mercado de trabalho para o alcance de um ambiente saudável, inclusivo e de valorização do outro.

  • Quem canta seus males espanta! (Arte, Inglês e Espanhol)
Ementa: Pretendemos fazer uma reflexão sobre como a música pode ser utilizada enquanto um instrumento de mobilização e transformação social, pois por meio dela é possível dar objetividade aos sentimentos e aos sonhos de construção de uma sociedade mais justa e solidária. Para isso, iremos nos concentrar no estudo na diversidade musical brasileira que permeia pela Bossa Nova, aos dias atuais.

  • Aldeia Global: Mito ou realidade nas relações internacionais (Geografia
Ementa: O recente século XX foi um dos mais interessantes da história humana ocidental. Um breve período de tempo, no qual as mudanças tidas como radicais fizeram parte do cotidiano. Tais mudanças influenciaram na maneira como as Relações Internacionais, que antes eram consideradas somente relações entre Estados, se desenrolaram neste período. Segundo Wolton (2006), foram “inventados e democratizados o telefone, o rádio, a imprensa de grande público”, além de cinema, televisão, computador, etc. Tais inventos formaram um aparato técnico capaz de encurtar distâncias e realizar o que se chama de “aldeia global”. Ainda segundo o autor, isso não significou melhorias na vida das pessoas, e sim ficou mais nítida ainda a diversidade cultural dos povos. Tal diversidade parece estar em conflito entre culturas distintas, como vemos nos noticiários das grandes empresas formadoras de opinião. Esta disciplina busca organizar o conhecimento   sobre o meio internacional e os fenômenos a ele associados. Por meio de estudos de casos previamente escolhidos, buscaremos enxergar as Relações Internacionais como mecanismo de transformação social e construção da cidadania, à luz de princípios humanistas.

  • Religião, Alienação ou Libertação? (Arte e História)
Ementa: Sobre o papel da religião na história da civilização humana, em especial no valor simbólico da religião e nas contradições dos interesses econômicos em relação aos anseios populares. Análise histórica, antropológica e filosófica do papel alienador ou libertador da religião

  • Vivo ou sobrevivo: Sustentabilidade em questão (Geografia e Sociologia)
Ementa: A temática aborda a importância da natureza para a vida de todos nós. Enfoca o Planeta Terra como nossa casa. Procura reconhecer qual tem sido a relação entre ser humano e natureza. Analisa, por meio da leitura da Cidadania e da Ética, a importância da integração do Ser com sua casa - o oikos. Busca entender as relações entre capital e natureza. Aborda os problemas decorrentes da ação humana sobre a natureza. Busca pesquisar as soluções que estão em prática para os problemas do meio ambiente. A temática engloba: a questão do aquecimento global; o desmatamento na Amazônia; a água doce no mundo; no Brasil; o uso dos recursos hídricos para a obtenção de energia.

  • Drogas e Rock and Roll (Química e Sociologia)
Ementa: Serão estudados aspectos psicológicos e sociológicos presentes no uso e abuso de substâncias psicoativas, ao longo da história da humanidade e, mais especialmente, nos dias atuais. Será examinada a apologia das drogas ilícitas, presente no rock brasileiro e internacional, bem como a abordagem da temática no cinema. Principais ações em andamento, no Brasil, nas áreas de redução da demanda de drogas e redução de danos, como estratégias de prevenção e tratamento.

  • Saúde, corpo e mercado (Biologia e Educação Física)
Ementa: Abordaremos os mitos sobre o corpo e o ideal de beleza e de saúde propostos pela sociedade contemporânea por meio da mídia. Pretende-se discutir o corpo que a mídia oferece contrastando com o corpo que possuímos. A naturalidade do corpo e suas imperfeições podem definir seu sucesso no mercado de trabalho e podem influenciar na exclusão social. A partir destas constatações e, com a análise de filmes e documentários, pretende-se fazer uma reflexão sobre a relação que temos com nosso corpo e sua inserção na sociedade.

  • Drogas de abuso: do social ao pessoal (Química e Sociologia)
Ementa: Conhecendo as drogas de abuso. Aspectos culturais e sociais do uso de drogas. Epidemiologia do uso de drogas no Brasil e no Mundo. Impacto socioeconômico do uso de drogas. Políticas públicas sobre drogas: combate ao tráfico e à produção, educação, saúde, segurança pública, corrupção e fonte ilegal de renda. Como as drogas atuam no organismo – aspectos biopsicossociais. Efeitos tóxicos do uso de altas doses (overdose). Uso recreativo e dependência. Serviços públicos de prevenção e tratamento a dependentes de substâncias psicoativas. Estratégias no tratamento ao dependente. Importância de cada indivíduo na divulgação de conhecimento sobre drogas de abuso.

  • A palavra é sua a história é nossa (Português/Literatura e Sociologia)
Ementa: Esta eletiva tem muita história para contar, e fala diretamente da linguagem, e da oralidade, território da ambiguidade, aborda as possibilidades de trabalho com as narrativas, e discursos em diferentes espaços. O objetivo é criar dois eixos de conteúdos: um deles traz a presença da transmissão oral, das histórias que ordenam e dão sentido às culturas, valorizam o ato de narrar que persiste na contemporaneidade nas mais diferentes situações, até mesmo em espaços de graves desesperanças. O outro se refere a maneira que a sociedade se apodera do discurso e da produção de um imaginário, como um elemento de compreensão da vida social, econômica, política, cultural e religiosa.  Eixos que se entrecruzam por meio da palavra, que ampliam as noções de ética e estética, que percebe a sabedoria da ancestralidade e que analisa o que fala e o que cala no discurso de hoje.
  • “Some saberes, multiplique seu dinheiro!” (Matemática e Sociologia)
visa desenvolver nos alunos a compreensão da organização financeira como uma habilidade essencial para vida contemporânea.
Os alunos que escolheram participar destas aulas terão a oportunidade de desenvolver habilidades de elaboração de orçamentos diários, semanais, mensais e ainda conhecer técnicas de cálculos de porcentagens.

  • Filmografia apaixonados por cinema (Arte e Língua Portuguesa)
Melhorar a compreensão da Língua Portuguesa, da história e da atualidade através da análise e entendimento de filmes.
As habilidades a serem desenvolvidas nesta eletiva irão relacionar fatos históricos com os atuais através da observação de releituras artísticas dos mesmos. Os educandos poderão assistir filmes com conteúdo históricos, políticos e atuais e, ainda, escrever sinopses sobre os mesmos.

  • Quem canta seus males espanta! “Karaokê” (Inglês e Espanhol)
Ementa: Leitura, apreciação, interpretação e escrita de textos. Aulas expositivas, apresentações orais e escritas, feitas individualmente e em grupos. A avaliação será feita de acordo com a participação individual e em grupo dos alunos
A proposta é praticar a Língua Inglesa e Espanhola de forma divertida através da música. A sugestão é que os alunos desenvolvam a fluência oral no idioma e tenham uma visão crítica sobre as letras das músicas, para isto, ao longo das aulas realizarão pesquisas de vocabulários, assistirão vídeos e participarão de outras atividades. E, por fim, serão incentivados a  cantar músicas no estilo karaokê, praticando as  palavras e  expressões vistas em sala.

  • Mesatenismo, quicar e ganhar! (Educação Física e Física)
A história do tênis de mesa, como desenvolver as regras do tênis de mesa e também exercitar múltiplas qualidades e valências físicas. Ela foi proposta pelo professor Luiz Claudio e durante as aulas desta disciplina os alunos poderão adquirir novos conhecimentos sobre as práticas desportivas.

  • “Repensando as Atitudes e Representando com Arte” 
Fala sobre a reciclagem como uma forma de reaproveitamento de materiais, trabalhando o bom senso e contribuindo para melhorar a qualidade de vida no planeta. Os alunos terão a oportunidade de conversar e discutir caminhos que levem a um desenvolvimento sustentável de nosso planeta e ter experiências práticas criando objetos com garrafas pets que antes seriam consideradas lixo. Estes objetos produzidos com as garrafas pets servirão como elementos de cenário e figurino na montagem da peça: “Fuxicando entre linhas e estrelas”.

  • A arte juntando pedaços (Arte e História)
Nesta eletiva o aluno terá a oportunidade de conhecer a obra e a vida de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, sua trajetória de vida e seu estilo. O aluno fará a reprodução e releitura de obras desses artistas usando a técnica do mosaico de pastilhas recortadas de embalagens plásticas que seriam descartados.

  • Cultivar com prazer: Horta na escola (Biologia e Química)
Despertar nos alunos a consciência e os benefícios físicos que uma alimentação saudável nos proporciona. Um cantinho da sua casa pode se transformar em uma horta! Saiba como plantar, o que plantar, onde comprar, condições ideais, cuidados e muito mais
O projeto consiste em propor um desafio para os alunos uma complementação alimentar para alguns, para outros mudança no que diz respeito a alimentação, melhorando a nutrição, melhorando também a qualidade de vida. A família será beneficiada com esse processo.

  • Química das Abelhas
Ementa: A disciplina “Química das Abelhas” fará o estudo das abelhas com enfoque nos aspectos químicos e biológicos de seu desenvolvimento, bem como dos seus produtos com mel, cera, própolis, entre outros. Será dada ênfase ao estudo da importância das abelhas para a preservação do meio ambiente, em especial à polinização que as abelhas realizam.

  • Tópicos de Filosofia I: Pensar o contemporâneo
Ementa: que significa ser contemporâneo? De quem e do que somos contemporâneos? A contemporaneidade, o corpo a corpo entre os sujeitos e os dispositivos (discursos, instituições, edifícios, leis, medidas de polícia, proposições filosóficas etc.) e a rede que se estabelece entre esses elementos. A contemporaneidade e as condições de possibilidade de uma nova política.

  • O Ser e o Nada – Pensamento Complexo I
Ementa: Introdução ao pensamento complexo de Edgar Morin. O curso de caráter transversal tem por objetivo indagar sobre as incertezas e perplexidades que constituem o Homo sapiens sapiens demens. Não se trata de estudar a teoria da complexidade, mas aplicar seus pressupostos em eixos temáticos. Nesse curso haverá a integração e interação de diferentes áreas do conhecimento: Antropologia, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Linguística, Literatura, Sociologia etc., bem como considerações sobre o senso comum. Não haverá hierarquias de saberes, mas meta pontos de vista buscando suas pertinências, convergências, divergências e inquietações. Eixos Temáticos: Identidade, Linguagem e Morte.


  • Desvendando a Matemática Financeira (Matemática e Sociologia)
Ementa: Conceito de Matemática Comercial (noções básicas): razões e proporções; regra de três – direta e inversa; grandezas diretamente e inversamente proporcionais; porcentagem, variação percentual, taxas de inflação (índices econômicos); Matemática Financeira: Juros Simples (Progressão Aritmética); Descontos Simples, Juros Composto, (Progressão Geométrica); Outras Noções: Operações Financeiras, Fator de Atualização, Taxas de crescimento; Valores nominais e valores reais; funções. Poder de compras, consumo exagerado.

  • Química experimental (Química e Matemática)
Ementa: A disciplina “Química experimental” fará o estudo dos conteúdos estudados pelos alunos ao logo do ensino médio, principalmente aqueles cujos alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, através de atividades lúdicas e experimentos laboratoriais.
Objetivos: Ampliar e aprofundar os conhecimentos, bem como interesse dos alunos sobre os vários conteúdos da química através da realização de aulas práticas e atividades lúdicas.
Metodologia: As aulas serão preferencialmente práticas, realizadas no laboratório de química, no entanto haverá também aulas expositivas com discussão em grupo durante as mesmas. Durante a realização das aulas, haverá resolução de exercícios como parte integrante do processo de aprendizagem. Como métodos de avaliação serão utilizados exercícios feitos em sala, a participação dos alunos durante as aulas práticas, relatórios das aulas práticas, bem como uma atividade avaliativa (prova) realizada ao longo de cada escala.

  • Fashion School (História e Matemática)
Ementa: A disciplina se propõe a compreender o significado do design nas diferentes mídias e áreas. Na área de design objetiva-se estabelecer a comparação e diferenciação entre a palavra desenho, projeto e design, entendo porque conferimos ao termo design toda uma significação que remete à estética, dinâmica, plástica e função de uma obra visual.
Objetivo: Conhecer as principais escolas e academias, as principais vertentes e conseguir estabelecer comparações estéticas estão entre as prioridades do curso.
Já a parte de Fashion Design, Desenho de Moda ou Estilismo visa aprimorar os estudos do desenho de moda a partir de referenciais diversos e envolve a análise de material de referência, estudos de estilos e definição de coleções que são apresentadas ao público ao final do ano letivo.  

  • Medida Certa! (Educação Física e Biologia)
Os alunos que escolherem participar da eletiva aprenderão sobre a importância da alimentação e da atividade física na qualidade de vida. A intenção é que alunos e professores elaborem juntos receitas de alimentos saudáveis e programas de atividades físicas simples. Estas descobertas e experiências serão registradas em um blog que servirá como um diário de bordo para alunos e professores.

  • A Escrita Criativa em Tempos Modernos
Na disciplina "Blogs, Twitter, Facebook: A Escrita Criativa em Tempos Modernos", os alunos terão a oportunidade de desenvolver a escrita de variados gêneros textuais utilizando as técnicas aprendidas durante as aulas. Poderão, também, divulgar seus textos nas redes sociais Twitter e Facebook  e nos blogs criados pelos alunos. Nesta disciplina espera-se que os alunos retomem a prática de leitura e da escrita e estejam atualizados quanto às ferramentas que a tecnologia pode oferecer.

  • Repensando Atitudes Construindo Futuros. (Geografia e Biologia)
Processo de internacionalização das relações econômicas capitalistas, apoiado em novas tecnologias de transporte e telecomunicações e na ampliação da capacidade produtiva

Para Leandro Neves, professor do Cursinho do XI, o tema evolução é recorrente em todos os grandes vestibulares. Há perguntas que cobram a discussão teórica das diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, os mecanismos de formação das espécies e estudos de caso, como o clássico exemplo da seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas na Inglaterra durante a Revolução Industrial.

  • Disciplina Eletiva: (Biologia e Educação Física)
BOMBADÃO X GULEMIA
Visa possibilitar aos alunos uma nova estrutura de pensamento de valorização da cultura corporal levando-se em conta além da estética, o fator qualidade de vida.
Sempre surge, por parte dos alunos, a pergunta do por que se estuda isso ou para que serve aquilo? (...) Como educadores da E.E. Prof. Antônio Matarazzo, decidimos integrar disciplinas como Ciências Físicas e Biológicas, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, entre outras, para que o aluno possa ter a noção de que nada no mundo está isolado, de que há uma conexão entre as disciplinas e que o uso do conhecimento (currículo) se dá de uma forma que às vezes ele não percebe ou de alguma forma a escola não deixa claro. Sendo assim, decidimos tornar as aulas mais atraentes, levando os alunos a estabelecer relações entre as disciplinas, promovendo uma integração da escola com a comunidade.
Como consta em documentos que fundamentam legalmente o Ensino de tempo Integral, a Disciplina Eletiva Bombadão X Gulemia prima por diversos aspectos dentre os quais cito:
  •  Integração entre alunos/professor/escola/família;
  • Protagonismo Juvenil;
  • Resgate de valores (respeito, hora de falar, ajuda ao próximo, conservação da sala, higiene do meio de preparo, etc.);
  •  Igualdade de gêneros (alunos e alunas juntos na elaboração de alimentos);
  •  Alimentação diversificada e saudável com alimentos que normalmente não comem, como; abóbora, cheiro verde, cebola, beterraba, cenoura, mandioca, azeitona, pão intergral, etc,;
  • Cálculo de calorias com uso de regra de três;
  •  Análise e interpretação de imagens sobre alimentação saudável;
  • Distribuição solidária de alimentos confeccionados pelos alunos: os alunos preparam o alimento e consomem o 1º pedaço. Após este momento escolhem uma pessoa da escola para doar o 2º pedaço do alimento por eles preparado (partilha/solidariedade);
  • Elaboração de cardápios/receitas para confecção de caderno de receitas para a culminância, evento onde cada aluno entregará à família o fruto do nosso trabalho.

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