Platão


Platão (Atenas, 428 a.C – 347 a.C) foi talvez o principal filósofo que se tem conhecimento. Foi um suposto pupilo de Sócrates (ou talvez ele mesmo tenha sido Sócrates) e mentor de outro grande filósofo, Aristóteles. Seu nome era Aristócles. mas recebeu o apelido de Platão pelo seu porte físico. Foi também um ótimo matemático, e era bastante hábil em diferentes assuntos, como a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.
Platão
Sua principal “obra” são os Diálogos de Sócrates –  seu mentor, considerado por ele um pai. Platão o seguiu até o final de sua vida, frequentando a Escola Socrática e ouvindo os ensinamentos de seu mestre. Muitos especialistas acreditam que Sócrates, foi na verdade mentor de Platão, já que tudo o que sabemos sobre Sócrates foi por meio de seus textos.
Platão era crítico da democracia na Grécia Antiga, defendendo a república governada por filósofos, pois achava que os mesmo eram os mais preparados para isso. Talvez sua revolta contra a democracia tenha começado com a morte de Sócrates, que foi acusado e morto pelos governantes gregos.
Platão foi o fundador da Academia, a primeira instituição de ensino superior do ocidente. Ele pregava seus conhecimentos através do uso de metáforas, e assim como seu mestre, a maiêutica (parto de ideias).
Platão
Elaborou o denominado “mito da caverna”, onde afirmava a existência de dois mundos: o sensível e o inteligível. No mundo sensível era onde estariam todas as pessoas, dentro de uma caverna. Segundo ele, as pessoas viviam dentro de uma caverna, amarradas no seu fundo, apenas vendo as sombras das coisas que eram reais. Porém, um dia um homem (provavelmente Sócrates) teria se libertado e corrido para fora – para o mundo inteligível, e assim, quando este homem volta, conta às outras pessoas sobre tudo o que realmente era real, que não acreditam e o condenam à morte. E assim, Platão começa a acreditar que no mundo inteligível existem apenas filósofos, que são capazes de mostrar a verdade absoluta.
Não existe dúvida que Platão foi um dos principais filósofos da humanidade, e que foi profundamente influenciado por Sócrates. Pode-se perceber isso através do “mito da caverna”, onde ele mostra que apenas Sócrates podia tirar a humanidade das trevas e da ignorância. Além de tudo, ele “criou” Aristóteles, outro grande filósofo grego. Platão teve ideias revolucionárias para o seu tempo, que persistem até hoje, por isso foi um dos importantes pensadores de toda a Terra.
Leia mais em http://misteriosdomundo.com/importantes-pensadores-platao#ixzz2PMdXRpVR
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...