Isaac Newton


Após a Revolução Científica e toda sua bagagem de conhecimento como o modelo heliocêntrico de Copérnico, as leis de Galileu e o cosmos de Kepler, surge, finalmente, alguém capaz agregar as melhores ideias que surgiram durante a revolução. Esse alguém nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, no ano de 1643, e seu nome é Isaac Newton.
Newton foi um matemático, astrônomo e um brilhante físico. Ele, provavelmente, teve uma infância triste, já que nunca conheceu seu pai, e foi criado pela avó, já que não aceitava o segundo casamento de sua mãe. A única coisa que lhe dava prazer era de montar e desmontar coisas, assim ele sabia como eram feitas. Conta-se que na escola, Newton era um aluno mediano, e após a briga com um colega, decidiu se tornar o melhor aluno do prédio. Assim feito, ele logo depois virou professor de matemática, tendo contato com a obra de alguns cientistas. Com elas, revolucionaria alguns conceitos da física, da matemática e da astronomia.
Isaac Newton

Contribuições:

Suas contribuições foram de extrema importância para os dias de hoje. Indo da óptica até alquimia.

Óptica

Estudando um prisma, Newton concluiu que a luz branca, a mesma luz que o sol produz, é formada por uma faixa de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Junto com a óptica, podemos dizer que ele revolucionou a astronomia, já que primeiramente ele inventou o Telescópio Refletor, que evitava o que ele chamava “aberração cromática, que era uma dispersão na luz dos outros telescópios (refratores). E com a descoberta da faixa de cores na luz branca, Newton resolveu um mistério: os espectros de luz, que eram partes negras da faixas de cores, quando as estrelas eram estudadas. Esses espectros ocultavam a cor que a fonte de luz absorvia, no caso as estrelas – sabendo que cor se encaixava no espectro era possível saber a luz absorvida e consequentemente a composição da estrela.

As três leis de Newton

Newton, inspirado por obras de Galileu Galilei, escreveu três leis que regiam a mecânica. Essas eram:
  1. Princípio da  inércia: Um objeto fica inerte, a mesmo que uma força resultante se aplique sobre ele.
  2. Princípio fundamental da dinâmica: Um objeto se moverá de acordo com a intensidade e da direção da força que é aplicada sobre ele.
  3. Princípio da ação e reação: A toda ação de força, sempre haverá uma reação. Essa reação acontecerá com as mesmas característica da ação.

Lei da gravitação universal

De acordo com algumas histórias, Newton estava sentado em baixo de uma macieira, até que uma maçã caiu em sua cabeça, e assim ele teve a ideia sobre a gravitação universal. Na verdade, se a maçã realmente caiu em sua cabeça, só o ajudou a pensar que se a força que fez a maçã cair é a mesma que faz com que a lua gira em torno da Terra, e esta em torno do Sol.
E assim, Newton foi capaz de, com a ajuda da sua terceira lei da dinâmica, elaborar a lei da gravitação universal. Baseado na lei da ação e reação, ele concluiu que se um objeto atrai outro, então o primeiro estaria sendo atraído da mesma maneira pelo segundo. Ou, matematicamente falando, a gravitação é medida pela força inversamente proporcional ao quadrado da distância.
Newton foi o primeiro grande cientista inspirado pela Revolução Científica. E assim como Einstein, construiu a física moderna. Tudo isso lhe rendeu o título de Sir, dado pela coroa inglesa. Newton morreu na cidade de Londres, no ano de 1727.
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...