Comunicado: Ufac - Pré-Enem - Não percam

Acadêmicos da Ufac dão aula para estudantes do ensino médio


Pré-Enem ‘Tô na Ufac’ é gratuito e visa contribuir para acesso ao ensino superior
Acadêmicos da Ufac dão aula para estudantes do ensino médio
Há três anos, alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) levam conhecimento e esperança a alunos do ensino médio de escolas públicas, com o projeto “Tô na Ufac”, que consiste em aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de disponibilizar orientação vocacional e oferecer disciplinas ligadas à realidade acadêmica, tais como Metodologia Cientifica Básica e seminários temáticos.
O projeto é liderado pelo acadêmico do curso de Psicologia da Ufac, Wenderson Souza, em parceria com outros dez acadêmicos de diversos cursos: Química, Física, Enfermagem, História, Ciências Sociais, Engenharia Civil, entre outros. Eles lecionam para quem pretende ingressar na universidade via Enem. De acordo com Wenderson, o projeto recebe, em média, 2 mil inscrições por período. Em 2015, duas turmas estão em andamento, num total de cem vagas, sendo que dez vagas foram disponibilizadas para funcionários de empresas terceirizadas, uma novidade desta edição. “Vimos a necessidade de incluir essas pessoas que também querem fazer um curso superior”, disse o discente.
Ex-aluna do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), Natilde Pereira participou do pré-Enem em 2014. Para ela, o projeto é muito bom e, durante o curso, conseguiu melhorar em redação, o que a ajudou a entrar na Ufac. “Eles ensinam até como se comportar durante a prova”, lembrou. “O curso é divertido e dinâmico, tirei muitas dúvidas.” Com o quinto lugar alcançado em Engenharia Civil, Marcelo Chalub elogiou o curso. “Foi uma ideia ótima; ajudou bastante a tirar dúvidas”, disse.
Aluna da 3ª série na escola José Rodrigues Leite, Miriã de Lima Rocha ficou sabendo do pré-Enem através de uma professora de sua escola e, desde então, realizou todos os processos para ingresso no curso. Ela, que pretende ingressar em Direito na Ufac, disse que todos os professores são atenciosos e que, além das aulas, eles motivam a continuar estudando e a inscrever-se em concursos públicos. “Tenho aprendido muita coisa que serve tanto para o Enem como para o dia a dia”, relatou.
Para os discentes que lecionam no “Tô na Ufac”, participar desse projeto é enriquecedor. Wesley Yuri, um dos voluntários, declarou ser um desafio, já que ainda não concluiu sua graduação e precisa retomar conteúdos que estudou no ensino médio. “É uma sensação incrível e a melhor possível”, entusiasmou-se. “Primeiro, porque são alunos de escolas públicas; segundo, pelo desafio de motivar e ajudar a sanar as dúvidas.”
O curso acontece desde 2012 e, neste ano, as aulas acontecem às quintas-feiras, no turno da noite, e aos sábados, em período integral.
Professores
Discentes que lecionam. Da esquerda para a direita: Micael Meira, Wesley Yuri, Wenderson Souza, Anderson Alves, Célia Santis e Eloi Júnior.
Postado em: 13/3/2015
(Ascom-Ufac)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...