Uma breve introdução ao estudo da Circunferência Trigonométrica

Caríssimos alunos dos 3º A, B, C e D Ejorb 2015,
Concluído o estudo da Trigonometria no Triângulo Retângulo, é hora de adentrarmos à Circunferência Trigonométrica e, nada melhor do que relembrarmos alguns conhecimentos já adquiridos, ok?
Em anos anteriores, estudamos os eixos de coordenadas cartesianas que nos deu base para o estudo das funções. Nesses eixos coordenados X e Y, consideremos uma circunferência com centro O e raio unitário (r=1).

Observe que o círculo fica dividido em quatro partes que chamamos de quadrantes.
A partir dessa circunferência vamos tomar arcos com origengem no ponto (x,y) = (0,1) que aumentarão no sentido anti-horário. Veja alguns ângulos representados na circunferência abaixo:
Lembre-se que podemos medir o ângulo em graus ou radianos, tudo dependerá do enunciado do problema. Basta você lembrar que 180= π rad ou que 360= 2π rad e para relacionar outros ângulos faremos uma regra de três. Por exemplo, vamos transformar 12 graus para radianos.
180o ------ π rad
12o ------  x rad
180 . x = 12 π 
x = 12π/180 =  π /15 rad

CAIU NO ENEM - 2004
Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado “Mineirinho”, conseguiu realizar a manobra denominada “900”, na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito.
A denominação “900” refere-se ao número de graus que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso, corresponde a
A) uma volta completa.
B) uma volta e meia.
C) duas voltas completas.
D) duas voltas e meia.
E) cinco voltas completas.
RESOLUÇÃO:
900o = 360o . 2 + 180o
Ou seja,  duas voltas + meia volta.
Letra D
http://soumaisenem.com.br
Prof. Jefferson Mello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...