A evolução do ensino da Matemática em dias atuais - Artigo - Tudo é Matemática. Parte I
Observem, tais indagações: "Porquê tenho que aprender Matemática; Quem foi o "louco", que inventou tais cálculos? Estudei, passei por todas as etapas, no que diz respeito à uma grade curricular e a Matemática sempre esteve presente, mas, nunca entendi o uso de suas ferramentas em meu cotidiano".
Fiquei preocupado, quando minha coordenadora atual, da escola na qual trabalho, me falava que até hoje ela não entendia o sentido do estudo da Trigonometria, tanto no Triângulo Retângulo, quanto na Circunferência Trigonométrica, embora sempre tenha tirados boas notas e, aquilo me levou a uma reflexão: A forma pela qual a Matemática é transmitida.
Também fui "batizado" matematicamente como a grande maioria, pois tive professores que pregavam que a Matemática, nada mais era do que infinitos cálculos e, que para você ser um bom aluno, ou seja, se sobressair em relação aos demais, teria que ser bom em matemática, dominar os cálculos etc...
Caríssimos, estamos em plena evolução conforme os anos e séculos passam. Será que tais metodologias, ainda servem? Lógico que não.
Estamos diante de uma evolução tecnológica, que através da mesma, nossos alunos atuais, não se preocupam tanto em relação ao desenvolvimento de um cálculo e sim, qual sua serventia, aquele cálculo pode se relacionar com outras áreas do conhecimento? Em seu dia-dia, como vou saber que posso usar tal cálculo(ferramenta matemática)? Como posso ao caminhar por minha cidade e, ver que tais obras ou construções (desenvolvimento por completo), fez uso de tal ou tais ferramentas matemáticas? Eis o motivo de minha preocupação com ensino e a forma como a Matemática é transmitida.
Sempre prego para os meus alunos, que a matemática, é como uma outra ciência qualquer, pois têm sua parte histórica, filosófica, reflexiva e teórica; tudo isso para tentar desmistificar, que a Matemática é só cálculos.
Uma prova maior de tudo isto, é o formato de avaliações que pode levar qualquer um ao seu grande sonho: cursar uma faculdade (nível superior), me refiro aqui ao Enem.
No formato atual de avaliações (Enem), a primeira coisa que percebemos é a interdisciplinaridade, ou seja, cada área do conhecimento se relacionando com as demais. Uma prova de que, todas são dependentes uma das outras.
Mediante tudo isso, nós que trabalhamos com a matemática, temos que mostrar aos demais (alunos, etc...), a importância desta disciplina tão fundamental e, que faz parte de nossa vidas e cotidiano, não só em função de seus cálculos, mas sim também, de seu lado artístico e filosófico.
Caríssimos, tudo nesta vida gira em torno da matemática (afazeres diários - nada a ver com espiritualidade ou religião - Obs. não confundam).
Algumas perguntas, que gostaria de fazer-lhes: Qual é uma das primeiras preocupações ao amanhecer do dia? Compre de pães (relacionado à matemática, pois para comprar pães, tem que ter dinheiro, e dinheiro nada mais é do que uma nota representada por um número; troco, quantidade de pães, quanto vou receber de volta, etc...); horário de chagada e saída da escola ou local de trabalho ( relógio representado por números - Matemática, presente); Vou sair do trabalho ou escola ás 12:00 e tenho que retornar ás 13:00, será que dá tempo? Só matemática resolve. E por ai vai....
Não podemos continuar pregando essa área do conhecimento, tão utilitária em nosso dia-a-dia, como um bicho de sete-cabeças e acessível a poucos. Não, a Matemática é nossa e é parte integrante de nossos afazeres diários, assim como está presente em cada segundo de nossa vida.
Lanço aqui um desafio: Me cite um único momento de sua vida, no dia de hoje, que você não tenha usado a Matemática.
Por: Rezende Bezerra Santana.
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