Desafios - Tudo é Matemática - 3º A, B, C e D - Ejorb - 2014.

1 - Um relógio de ponteiros ficou parado por 2h45min. Em relação ao ponteiro que  indica as horas, de quantos graus é a diferença entre sua posição no momento em que o relógio parou e no horário correto?

2 - Localizada em Cingapura, a Singapore Flyer, com 150 m de diâmetro, é uma das maiores rodas-gigantes do mundo. Cada uma das 28 cabines da Singapore Flyer  comporta até 28 pessoas; assim em apenas uma volta, ela pode levar até 784 pessoas.

Qual é a distância, aproximada, percorrida por uma das cabines após realizar uma volta completa?

3 - Um dos sistemas de irrigação por aspersão mais usados é o pivô central, que consiste em uma tubulação suspensa acima da área agrícola por algumas torres metálicas que possuem rodas. A base do sistema lembra uma pirâmide metálica e, em torno dela, a tubulação, sustentadas pelas torres, realiza um movimento de rotação. A distância entre as torres varia entre 24 m e 76 m, e o raio do pivô, entre 200 m e 800 m. Suponha um sistema de pivô central com 800 m de raio, no qual a distância entre as torres que sustentam a tubulação é de 40 m.

a) Quantas torres sustentam a tubulação desse pivô central?
b) Qual é a distância percorrida pela torre que fica na extremidade da tubulação ao realizar uma volta completa?
c) Qual é a diferença entre a distância percorrida pela torre que fica na extremidade da tubulação e a distância percorrida pela torre imediatamente anterior a ela, ao realizarem uma volta completa?

Dica: pesquisem imagens semelhantes,ok?


4 - O eneágono regular ABCDEFGHI está inscrito em uma circunferência trigonométrica, de modo que ao vértice A está na origem dos arcos, e os outros vértices estão dispostos no sentido anti-horário.

a) qual é a medida do arco de origem em A e extremidade no vértice C? OBS. Em graus e Radianos, ok?


Dica - Tudo é Matemática - Pesquisem por figuras semelhantes, que sirvam para norteá-los, ok?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...