Matemática vs Religião

Ponto de Vista dos Matemáticos Sobre a Religião

Alguns acreditam que a divindade e a Matemática estão intimamente relacionadas e que irão examinar a natureza de Deus à medida que progridem na sua compreensão da Matemática. Para outros, Matemática é Matemática que não se relaciona com os mistérios da Religião.

Mas será que a compreensão da coerência absoluta e o estudo da Matemática irão resultar em uma maior apreciação de Deus? Este é um assunto polêmico, mas sempre houve uma estreita ligação entre matemáticos brilhantes, misticismo e religião.

Os pitagóricos liderados pelo seu destemido líder Pitágoras, acreditava na divindade dos números, tanto que toda a sua existência foi baseada no princípio incisivo de tudo está organizado segundo os números. Mas para eles, número, significava número racional. Eles acreditavam que o mundo foi criado de tal forma que tudo estava em perfeita harmonia uns com os outros, ou matematicamente, que as medições de objetos naturais é uma razão entre dois números.

Infelizmente para eles, por sua descoberta de uma das maiores relações de todos os tempos, o teorema tendo o seu nome, teve uma consequência desagradável: a irracionalidade de [;\sqrt{2};] que rasgou a tela muito rudimentar de seu sistema de crença nos números inteiros. A primeira medida tomada pelos pitagóricos sobre esta descoberta foi negar a sua existência e em seguida tentar manter este fato em segredo.

Em [;1658;], Pascal após uma grande ausência nos estudos matemáticos, se viu com uma violenta dor de dente, e lhe veio à cabeça certas idéias geométricas e a dor subitamente cessou. Considerando isso como um sinal da vontade divina, obediente aplicou durante oito dias a desenvolver tais ideias, produzindo durante esse período uma descrição bastante completa da ciclóide e resolvendo alguns problemas que logo depois, quando proposto como desafio, frustaram outros matemáticos.

Mesmo Leibniz, um luterano fanático e criador do independente do Cálculo, possuía ideias ligadas ao criador. Refletindo sobre este assunto, ele criou uma teologia binária com base nos números [;0;] e [;1;]. Para ele, o [;0;] representava o infinito (Deus). Fazendo combinações entre esses dois dígitos podemos escrever qualquer número, inclusive os irracionais e deste modo criar todas as coisas. De certo modo, o mundo digital de hoje de microcomputadores, internet, câmeras digitais funcionam baseadas na aritmética digital.

Outro grande cientista que tinha íntima relação com religião e a teologia era Isaac Newton. Nascido prematuramente no natal de [;1642;] o mesmo ano em que o grande físico Galileu Galilei morreu. Uma nota rabiscada em um de seus manuscritos matemáticos é uma tradução de seu nome "Isaacus Neutonus" em latim.

Ao longo de sua carreira, ele passou boa parte de seu tempo escrevendo sobre teologia, história da igreja, e trabalhou em uma meticulosa exegese da Bíblia, deixando um manuscrito com mais de [;4000;] palavras sobre este assunto. Ele era provavelmente um estudioso que acreditava que a concepção da Matemática e do mundo natural era a prova infalível de Deus. Ele passou a vida inteira tentando encontrar o divino criador do universo, e até pensou em seu leito de morte que ele era "menino, brincando na praia, encontrando uma pedra lisa ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade jazia todo desconhecido dele".

O grande Leonhard Euler, o matemático mais prolífico da história, descobriu a bela equação [;e^{\pi i} + 1 = 0;], que muitos de seus contemporâneos argumentaram ser de natureza teológica e que era uma prova da existência de Deus. Observe que a expressão acima além de ser bela, além de ser bela, contém as principais constantes de toda a Matemática.

Em seu mais recente livro "The Grand Design" que será publicado em série no jornal "The Times", o físico matemático Stephen Hawkings afirma que Deus não tem mais lugar nas teorias da criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da Física.

Demonstrando uma posição mais dura em relação a religião do que na assumida nas páginas do best-seller "Uma breve história do tempo" de [;1988;], Hawking diz que o Big Bang foi uma consequência da lei da gravidade.

"Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos".

Frases matemáticas relacionadas com a divindade:

"As leis da natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus". 
Johannes Kepler

"O grande arquiteto do universo começa agora parecer como um matemático puro".
J. H. Jeans

"Deus é o grande geômetra. Deus geometriza sem cessar".
Platão

"A Matemática possui uma força maravilhosa capaz de nos fazer compreender muitos mistérios de nossa fé"
São Jerônimo

"Entre dois espíritos iguais, postos nas mesmas condições, aquele que sabe geometria é superior ao outro adquire um vigor especial".

Blaise Pascal

"Não é necessário que evoquemos Deus para iluminar as coisas e criar o universo"
Stephen Hawkings

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...