UM POUCO DE HISTÓRIA

ORIGEM E APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU

bhaskara A resolução da Equação do 2º grau é realizada envolvendo uma Fórmula que foi atribuída a Bhaskara, matemático indiano que viveu no século XII na cidade de Vijayapura onde lá chegou a ensinar Matemática e Astronomia, tornou-se chefe do observatório astronômico de Ujjain – na época, o centro mais importante de Matemática, além de ser uma excelente escola de matemática astronômica criada pelos grandes matemáticos que ali trabalharam.
0101
Mas como a Matemática é um edifício de encadeamento lógico e crescente, podemos notar através da cronologia histórica que, diversos matemáticos contribuíram para o surgimento da Equação do 2º Grau tal qual entendemos hoje em dia.
egipcios
Babilônios, egípcios e gregos eram detentores de técnicas capazes de solucionar problemas envolvendo a Equação biquadrada, antes mesmo do início da era cristã.
Em suas obras podemos perceber que Bhaskara trabalhou com equações de segundo grau e formulou uma expressão que envolvia raízes quadradas:
De forma brilhante, os árabes foram representado pelo de gênio de Al-Khowarizmi, criando metodologia especifica para a resolução da Equação Biquadrada. Al-Khowarizmi recebeu muita influência da geometria de Euclides de Alexandria em seu livro – Os Elementos-, fundamental para o entendimento da Geometria “Euclideana”.
euclid2
Mas foi com os estudos do matemático francês François Viète que deu início aos símbolos das equações com letras, identificando os coeficientes da Equação.
delta
E seu trabalho foi desenvolvido por outro francês, René Descartes criador do Plano Cartesiano, que consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas X e o vertical de eixo das ordenadas Y.
rene descartes René Descartes.

Aplicações da Equação do 2º Grau

Podemos notar que este encadeamento lógico da Matemática tem acontecimentos correlacionados entre si.
delta pra nada
De fato as aplicações variam aos inúmeros casos particulares, seja como um técnica para resolver problemas mais avançados, para encontrar a raíz de uma Equação Biquadrada, ou até mesmo para usar como ferramenta no cálculo de um projetil, incluindo neste caso a descrição de uma parábola aliado ao estudo do Movimento Retilínio Uniformemente Variado (MRUV ) existente na Cinemática, quando você estuda na Física.
aplica do delta
Portanto, em busca de novas aplicações e implicações que a ferramenta da Resolução de uma Função Biquadrada oferece, é que matemáticos do mundo todo estão buscando ainda modelos e padrões inovadores afim de mostrar que a Matemática tem muito  ainda para nos oferecer.
0101
*Belissimo gif da Forma geral ou reduzida da Equação do Segundo Grau, ou Equação Quadrática, do latim “quadratus”, que podem ser resolvidas pela fatoração, completamento dos quadrados e pela famosa fórmula (que não é) de Bhaskara.
giphy equação 2 grau
” Tudo é número” Pitágoras.
Att.
Fabiano.
pesquisa feita em - https://estudandomatematicasite.wordpress.com/2015/12/08/origem-e-aplicacao-da-equacao-do-2o-grau/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...