Matemática - Sociedade



Na terra, na água e em nossa comida







Cientistas renomados alertam: é provável que um herbicida da Monsanto cause câncer. É incrível, mas os reguladores brasileiros ainda não sabem muito bem como reagir à notícia e a Monsanto está fazendo de tudo para fazer a OMS voltar atrás! Apenas uma grande mobilização popular pode forçar a proibição deste veneno. Junte-se ao apelo urgente:

ASSINE A PETIÇÃO









Caros amigos do Brasil,

Os maiores cientistas do mundo lançaram um alerta: o herbicida mais utilizado no planeta provavelmente causa câncer! A Monsanto, produtora do herbicida, está exigindo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) volte atrás sobre o alerta e, segundo especialistas, a única maneira de garantir que a ciência não seja ignorada é com pressão popular por ações imediatas das autoridades.


O sistema que regula agrotóxicos é conhecido por ser sigiloso e influenciado pela indústria de produtos agroquímicos, mas temos um momento único para agir: o uso do herbicida "glifosato" está sendo reavaliado no Brasil, e há processos semelhantes em andamento nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Na Holanda, Sri Lanka e El Salvador, os reguladores já pensam até em proibir o produto.


A ameaça é clara: este veneno é usado em nossos alimentos, campos, áreas de lazer e ruas. Vamos suspendê-lo. Assine a petição urgente e espalhe a notícia:


https://secure.avaaz.org/po/monsanto_dont_silence_science_br/?bmkrcjb&v=57307


Monsanto está em pé de guerra. O glifosato é a base do Roundup, um dos principais herbicidas do império de produtos geneticamente modificados da empresa, e gera US$ 6 bilhões por ano. A Monsanto diz que o alerta da OMS ignora estudos que mostram que o glifosato é seguro. Entretanto, os cientistas que fizeram o relatório são os melhores da área – são 17 dos melhores especialistas em oncologia do mundo, e não um bando de loucos! Eles revisaram estudos independentes, com exceção de pesquisas feitas pelas próprias empresas que buscam aprovar seus produtos.


Já os reguladores, por outro lado, baseiam-se principalmente em testes feitos pelas empresas vendedoras dos venenos!Além disso, resultados importantes são mantidos em segredo, pois contêm "informações comerciais confidenciais", e, no Brasil, a influência dos lobistas e os orçamentos apertados das agências reguladoras limitam a capacidade do país para aplicar a regulamentação dos agroquímicos. É justamente por isso que depende de todos nós garantir que este relatório independente – e importantíssimo – não seja ignorado. Alguns países já começaram a proibir o glifosato. Agora com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá e o Brasil também estão reavaliando o seu uso, temos uma chance única de virar o jogo.


Há cinquenta anos, o pesticida DDT da Monsanto era usado em toda parte, até que o famoso livro "Primavera Silenciosa" mostrou que o DDT poderia causar câncer. Uma década depois, o veneno foi banido. Se o glifosato também pode nos matar, não vamos permitir que seja vendido por mais dez anos. Vamos exigir medidas de precaução emergenciais agora mesmo. Junte-se agora e espalhe a notícia:


https://secure.avaaz.org/po/monsanto_dont_silence_science_br/?bmkrcjb&v=57307
Não é a primeira vez que fazemos isso: na União Europeia, ajudamos a conseguir uma moratória contra neonicotinóides matadores de abelhas e a deter uma mega-fábrica de sementes da Monsanto na Argentina. Agora vamos proteger nossa saúde e garantir que não estamos sendo usados como ratos de laboratório. Este pode vir a ser um momento de avanço na luta pela agricultura segura e sustentável que o nosso mundo precisa.

Com esperança,


Bert, Marigona, Antonia, Oliver, Alice, Emily, Danny, Nataliya, Ricken e toda a equipe da Avaaz


Mais informações:


Joana Colussi: uso de glifosato será reavaliado pela Anvisa (Zero Hora)

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/04/joana-colussi-uso-de-glifosato-sera-reavaliado-pela-anvisa-4736110.html

Glifosato na mira (Ciência Hoje)

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/glifosato-na-mira

Monsanto: 25 doenças que podem ser causadas pelo agrotóxico glifosato (Carta Maior)

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/Monsanto-25-doencas-que-podem-ser-causadas-pelo-agrotoxico-glifosato/3/32891

OMS diz que o herbicida mais vendido em Portugal pode causar cancro (Esquerda.net)

http://www.esquerda.net/artigo/oms-diz-que-o-herbicida-mais-vendido-em-portugal-pode-causar-cancro/36355

ESPECIAL - Porque o Brasil é um mercado fértil para agrotóxicos proibidos (Contra os Agrotóxicos)

http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/noticias/41-agrotoxicos/491-especial-porque-o-brasil-e-um-mercado-fertil-para-agrotoxicos-proibidos

Fontes em inglês:


Novo estudo aponta relação entre herbicida glifosato e câncer (FT)

http://www.ft.com/cms/s/0/8b79a572-cf14-11e4-893d-00144feab7de.html#axzz3XOmCcv9c

Monsanto busca revogar o relatório que relaciona herbicida a câncer (Reuters)

http://in.reuters.com/article/2015/03/24/monsanto-herbicide-idINL2N0WP0UM20150324 



A Avaaz é uma rede de campanhas global de 41 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ouTwitter.

Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha "" no dia 2015-02-09 usando o seguinte endereço de email: rezendesantana@gmail.com.
Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicioneavaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para descadastrar-se.

Para entrar em contato com a Avaaz, não responda este email, escreva para nós no linkwww.avaaz.org/po/contact.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIBID - EJORB - 2013

Desafio 1 - 3º A, B, C e D - Ejorb 2014

Em quase tudo? Eu diria em tudo, mas tudo bem, vamos lá...